sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Preço do Kinect no Brasil

Você Brasileiro trabalhador que rala, se quiser comprar um Kinect, sensor de movimentos do Xbox360, vai desembolsar R$599 Reais.

O Absurdo vem agora. A Microsoft gasta apenas U$56 Dólares para produzir cada Kinect.

Por que é um absurdo? 
Nos Estados Unidos cada Kinect é vendido por U$150. Tirando embalagem, transporte, impostos, digamos que a Microsoft lucre U$80 Dólares por cada Kinect vendido lá. Aqui no Brasil, tirando o preço do Kinect dos R$599 Reais, preço que ele é vendido aqui, sobram R$480 Reais. Sabendo que no Brasil temos muitos impostos, calculei 40% sobre o valor total. Seria um lucro de R$ 241 Reais, que equivale a U$ 141 Dólares, por cada equipamento vendido.
A Microsoft lucraria 40% a mais do que lucra nos Estados Unidos.


Tudo isso me leva a crer que o mercado Brasileiro tem potencial, que as empresas sabem disso, mas não querem investir nele. 
Num passado recente, tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, a Microsoft subsidiava a venda dos seus consoles para atrair os consumidores. Cada videogame custava aproximadamente U$800 para ser fabricado, mas era vendido para o consumidor final de U$300 a U$400 dólares, dependendo do pacote escolhido, ou seja, a Microsoft tinha prejuízo, uma média de U$350 dólares de prejuízo em cada console vendido.
O mercado dos jogos eletrônicos movimenta muitos milhares de Dólares, o que a Microsoft fez foi investir durante um período para depois lucrar.

Não vejo a Microsoft interessada em fazer o mesmo no Brasil. Nosso mercado é enorme e pouco explorado. O governo deveria incentivar a produção interna. 
Os jogos também são manifestação cultural, e não são só entretenimento. Como no cinema, um jogo pode contar uma história, retratar uma realidade e  enquanto os jogadores Brasileiros viverem de olho em outros mercados, eles irão consumir jogos e cultura desses países. Depois não adianta reclamar que Brasileiro não tem memória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário